Mesmo com redução na intenção de compras, data ainda promete aquecer a economia local
A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), em parceria com o Sebrae/MS e apoio do Sindivarejo Campo Grande, revela que o Dia dos Namorados de 2025 deve movimentar aproximadamente R$ 80 milhões em Campo Grande, considerando os gastos com presentes e comemorações.
Apesar do valor expressivo, houve uma queda de 16% em relação a 2024, causada principalmente pela redução no número de consumidores que pretendem comprar (43,38%) e comemorar (44,16%) a data, bem como pela diminuição do gasto médio total, que este ano será de R$ 370,91.
Para a economista do IPF/MS, Regiane Dedé de Oliveira, o cenário revela uma cautela maior por parte dos consumidores. “Embora ainda exista uma intenção significativa de consumo, notamos um comportamento mais seletivo e racional neste ano. Os consumidores estão priorizando qualidade e preço, especialmente diante do atual contexto econômico”, diz.
Os dados apontam que a movimentação com presentes será de R$ 41,1 milhões, com um gasto médio de R$ 193,11. Já as comemorações devem somar R$ 38,5 milhões, com gasto médio de R$ 177,80.
A maior parte dos consumidores (58%) pretende comprar os presentes em lojas físicas, especialmente no centro da cidade (64%), o que representa uma oportunidade para o comércio de rua. Entre os produtos mais procurados estão roupas (31%), seguidas por perfumes e cosméticos (21%), bolsas e acessórios (16%) e flores, calçados e joias (11% cada).
Para o presidente do Sindivarejo Campo Grande, Edison Araújo, a data continua sendo estratégica para o setor. “O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante do varejo. Mesmo com a retração, ainda representa uma excelente oportunidade para os lojistas impulsionarem as vendas com promoções, bom atendimento e criatividade na divulgação”, afirma.
Outro dado relevante é que 97% dos consumidores entregarão o presente pessoalmente, e 90% consideram o desconto no pagamento à vista como fator decisivo na hora da compra, o que reforça a importância de ações promocionais com foco em preço e atratividade.
A pesquisa foi realizada entre 5 e 11 de maio de 2025, com 1.982 entrevistados nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A margem de erro varia entre 5% e 6%, com 95% de nível de confiança.
Confira a pesquisa na íntegra: