O presidente do Sindivarejo Campo Grande e do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, e o executivo do sindicato, Wendel Bonifácio, participaram nesta sexta-feira (05) da abertura do 1º Fórum Estadual de Gestores do Trabalho, Emprego e Renda, realizado no Senac em Campo Grande. O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação do Trabalho (Funtrab), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
O Fórum reúne gestores, especialistas e autoridades para debater políticas públicas voltadas à empregabilidade, à inovação tecnológica e ao fortalecimento do mercado de trabalho. Um dos destaques da programação foi o lançamento do Voucher Qualificação, iniciativa que amplia o programa MS Qualifica, com foco em oferecer novas oportunidades de capacitação profissional.Com investimento de quase R$ 3 milhões do Fundo Estadual do Trabalho (FET), o Voucher Qualificação possibilitará a realização de 88 cursos em parceria com o Senac e o Senai, atendendo 1.420 pessoas em 27 municípios do Estado. As formações abrangem áreas estratégicas como administração e tecnologia da informação, construção civil, indústria e manutenção, elétrica e energia, agro e florestal, alimentos e marcenaria e mobiliário.
Lançado em 2023, o MS Qualifica já beneficiou milhares de pessoas e contribuiu para que Mato Grosso do Sul alcançasse a menor taxa de desocupação da sua história: 2,9% no segundo trimestre de 2025, segundo a PNAD Contínua/IBGE, índice que coloca o Estado entre os melhores do país.
Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Comércio MS e do Sindivarejo CG, Edison Araújo, destacou a importância da qualificação como motor do desenvolvimento. “Mato Grosso do Sul vive uma fase singular de sua trajetória. Mas sabemos que só há verdadeiro desenvolvimento quando este crescimento econômico é acompanhado pela qualificação das pessoas. Neste cenário, o MS Qualifica se torna uma ferramenta essencial. Para o Sistema Comércio, não se trata apenas de oferecer cursos, trata-se de transformar vidas. Cada profissional qualificado é uma história de superação, é um elo que fortalece as empresas e dinamiza a economia local. É um passo decisivo para que Mato Grosso do Sul se torne cada vez mais competitivo no cenário nacional e internacional”, diz.
Na programação do Fórum, destacam-se palestras e mesas-redondas com representantes do Sistema “S”, especialistas em políticas públicas, inovação e uso de tecnologias no mercado de trabalho, além de apresentações institucionais da Funtrab.
Ao marcar presença no evento, o Sindivarejo CG reforça seu compromisso em acompanhar as iniciativas que impactam diretamente o setor do comércio e os trabalhadores, fortalecendo o diálogo com gestores e instituições parceiras para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul.