Campo Grande se destacou como o principal polo de novos empreendimentos em Mato Grosso do Sul no primeiro quadrimestre de 2025. De acordo com dados divulgados pelo Mapa de Empresas de MS — elaborado pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Sebrae/MS — foram registrados 10.759 novos negócios na capital entre janeiro e abril deste ano.
Desse total, 2.046 são novos empreendimentos formais (com CNPJ) e 8.713 são microempreendedores individuais (MEIs), o que coloca Campo Grande na liderança estadual em ambos os tipos de formalização. Os números confirmam o dinamismo da economia local e o protagonismo da Capital no cenário empreendedor do Estado.
Entre as atividades mais escolhidas pelos MEIs de Campo Grande está a prestação de serviços de malote não realizados pelos Correios, seguida por setores ligados ao comércio, alimentação e serviços pessoais. Esse perfil reforça a tendência de crescimento do setor de serviços e varejo na cidade.
No comparativo estadual, Mato Grosso do Sul registrou 24.116 novos empreendimentos no período — sendo 4.868 empresas formais e 19.248 MEIs. Ou seja, Campo Grande foi responsável por aproximadamente 45% dos novos negócios formalizados em todo o Estado no primeiro quadrimestre, consolidando-se como motor do empreendedorismo sul-mato-grossense.
A expectativa é de que esse ritmo continue nos próximos meses, impulsionado pelo ambiente de negócios favorável, pelas políticas de incentivo e pelo fortalecimento do comércio e dos serviços na Capital.
Confira o documento na íntegra: https://www.semadesc.ms.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/Mato-Grosso-do-Sul-1o-Quadrimestre-de-2025.pdf.